1. O CICLO PDCA E A ABORDAGEM DE PROCESSO.
(item 3 do Documento ISO/TC 176/SC 2/N544R maio de 2001)
O ciclo PDCA - Planejar-fazer-checar-agir - foi desenvolvido primeiro por Walter Shewart em 1920 e foi popularizado depois por W. Edward Deming. Por isso 鍊frequentemente chamado"O Ciclo de Deming". Literatura extensa existe sobre o ciclo PDCA em numerosos idiomas, e usuᲩos da fam�a s鼯span>rie ISO 9000:2000 s㯠encorajados a consult᭬as para entender mais do conceito.
O conceito de PDCA 頡lgo que estᠰresente em todas as Ქas de nossas vidas profissionais e pessoais, e 頣ontinuamente usado, tanto formalmente ou informalmente, conscientemente ou inconscientemente em tudo que fazemos. Toda atividade, n㯠importa t㯠simples ou complexa, entra neste processo cont�o:
Figura 1: O ciclo PDCA " Planejar-fazer-checar-agir"
Dentro do contexto de um sistema de gest㯠da qualidade, o PDCA 頵m ciclo din⭩co que pode ser desdobrado dentro de cada um dos processos da organiza磯, e para o sistema de processos como um todo. ɠintimamente associado com o planejamento, implementa磯, controle e melhoria cont�a da realiza磯 do produto e outros processos de sistemas de gest㯠da qualidade.
A manuten磯 e a melhoria continua da capacidade do processo pode ser alcan硤a atrav鳠da aplica磯 do conceito PDCA em todos os n�is dentro da organiza磯. Isto aplica para autonivelar igualmente processos estrat駩cos , como planejamento do sistema de gest㯠da qualidade , ou anᬩse cr�ca pela dire磯, e para atividades operacionais simples levadas a cabo como uma parte de processos de realiza磯 do produto.
A Nota em Clᵳula 0.2 de ISO 9001:2000 explica que o ciclo PDCA aplica a processos como segue:
"Planejar" |
estabelecer os objetivos e processos necessᲩos para fornecer resultados de acordo com os requisitos do cliente e pol�cas da organiza磯 |
"Fazer" |
implementar os processos; |
"Checar" |
monitorar e medir processos e produtos em rela磯 span style="mso-spacerun: yes"> pol�cas, os objetivos e aos requisitos para o produto e relatar os resultados; |
"Agir" |
executar a絥s para promover continuamente a melhoria do desempenho do processo ; |